sexta-feira, 22 de maio de 2009

2 Bimestre - Parcial - 9 ano - TIPO D

1 - (Santana - 2009)
a) Voto de Cabresto. :Era o voto tipico da República Velha, constituia se na troca de favores entre os coronéis e os eleitores. Existindo um pressão por parte dos coronéis, física ou financeira, onde os leitores eram obrigado a votarem nos candidatos dos latifundiários. Esse controle do eleitorado existia devido o Brasil ser rural e a população muito pobre, sobretudo a do nordeste.
-
b) Coronelismo :Constituiu se um fenomeno político sociologico existente na República Velha ou Oligarquica. De fato, essa experiência faz parte de um processo de longa duração que envolve aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais do Brasil. A construção de uma sociedade vinculada com bases na produção agrícola latifundiária, desde os tempos da colônia, poderia contar como um dosfatos históricos responsáveis pelo aparecimento do chamado "coronel".

2 - (Santana - 2009)
O 1 poema retrata o episódio envolvendo os Estados Unidos e o Japão, os nortes - americanos usaram como pretexto a bomba atômica para forçar os japoneses a rendição. Porém, esse fato, era para intimidar a URSS, numa demosntração de poderio americano. O 2 poema retrata a coragem, bravura e competência do exército soviético, que impos diversas derrotas ao alemães, inclusive conquistando Berlim.

3 - (Santana - 2009)
Aproximadamente 45 milhões de mortos, enfrequecimento econômico dos países europeus, rivalidades entre EUA e URSS( Guerra Fria) Criação da ONU, corrida armamentista, entre outras.

4 - (Santana - 2009)
d) Com a degola e o bico de pena, a Comissão Verificadora dos Poderes encarregava-se de diplomar e declarar eleitos somente políticos partidários do partido que estava no poder ou seja da situação.
e) O bico de pena e a apuração foram medidas tomadas pelos coronéis, que, colocando seus cabos eleitorais em locais próximos às urnas, direcionavam o voto dos eleitores.

5 - (Santana - 2009)
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.

6 - (Santana - 2009)
d) coronelismo da República Velha.

7 - (Santana - 2009)
c) 1, 5, 2, 4 e 3;

8 - (Santana - 2009)
a) Todas as proposições são corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário