sábado, 23 de maio de 2009

Filmes

Aspectos do filme:Em nome de Deus

A produção é estruturada pautada no elemento amor contemporâneo, nesse sentido não apresentando,nada que possa dizer agradável- o enredo está muito próximo de uma produção mexicana.Mas, faz- se necessário apresentar alguns elementos que são características do medievo.

Aponto aqui, um elemento marcante da temática, que é a justificação do mundo medieval sobre o pressuposto religioso. Essa abordagem está presente na educação da época, se estabelecemos uma analogia com o presente momento,podemos dizer que seria uma escola teológica.As adversidades transcorridas nessa atmosfera, constituíam- se através do embasamento bíblico ou teológico cristão.Os estudos interpretativos relacionados coma bíblia eram objetivando a afirmação sobre as questões terrenas.

Aquilo referente a Deus,não está suscetível a questionamento- essa tonica ainda é bastante presente nos dias atuais,sobretudo,quando uma escola teológica está ligada a uma instituição religiosa.

Outro aspecto,trazido pelo filme,é o estabelecimento de relação entre um membro da Igreja e o líder local,ao qual cada individuo desejas tomar para si as decisões sobre o coletivo.

Também é bastante evidente,o estranhamento de uma figura feminina ser erudita nesse contexto histórico.Portanto, o filme,propõe apresentar algo com relação a liberdade privada,em que o comportamento é diferenciado em alguns ambientes do cotidiano.Chamativo também, em diversas épocas,é o uso de estômagos de animais- no filme é apresentado um estômago de lebre,parece –me que sendo algo que serviria como anticoncepcional.No que se refere aos prazeres do corpo é algo conflitante com a religião.

Outra abordagem do filme está relacionada - com a maneira como se apresentava o teatro medieval,que trazia consigo o conflito o maniqueísmo( o bem contra o mal).As alegrias proporcionadas nas tabernas,em que as bebedeiras entre amigos despertavam cantos,com letras satíricas e amorosas.

Apesar dos aspectos negativo,a eficácia cinematográfica parece ser maior quando se trata do emprego com o objetivo de sugerir ao estudante a possibilidade de pensar em diferentes temporalidades.O filme deixa de ter o papel de fixar determinada imagem de uma época, mas para apontar mudanças ou permanências,continuidades ou rupturas.Nesse caso,parece –me positivo a projeção do filme cujo o enredo sugere o confronto entre o passado e o presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário