sexta-feira, 22 de maio de 2009

2 Bimestre - Parcial - 9 ano - TIPO A

1 - (Santana- 2009)
a) Voto de Cabresto. :Era o voto tipico da República Velha, constituia se na troca de favores entre os coronéis e os eleitores. Existindo um pressão por parte dos coronéis, física ou financeira, onde os leitores eram obrigado a votarem nos candidatos dos latifundiários. Esse controle do eleitorado existia devido o Brasil ser rural e a população muito pobre, sobretudo a do nordeste.
-
b) Coronelismo :Constituiu se um fenomeno político sociologico existente na República Velha ou Oligarquica. De fato, essa experiência faz parte de um processo de longa duração que envolve aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais do Brasil. A construção de uma sociedade vinculada com bases na produção agrícola latifundiária, desde os tempos da colônia, poderia contar como um dosfatos históricos responsáveis pelo aparecimento do chamado "coronel".

2 - (Santana - 2009)
a) Os tenentes criticavam o voto aberto ou de cabresto e a atividade econômica agro - exportadora, desejando a industrialização do país, cujo objetivo seria diminuir a dependência econômica das grandes potências.
-
b) Industrialização do país, reforma na constituição, voto secreto, justiça eleitoral independente,leis trabalhistas, ensino primário gratuito e obrigatório.

3 - (Santana - 2009)
Aproximadamente 45 milhões de mortos, enfrequecimento econômico dos países europeus, rivalidades entre EUA e URSS( Guerra Fria) Criação da ONU, corrida armamentista, entre outras.

4 - (Santana - 2009)
a) Todas as proposições são corretas.

5 - (Santana - 2009)
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.

6 - (Santana - 2009)
d) coronelismo da República Velha.

7 - (Santana - 2009)
e)Apenas a afirmativa I é verdadeira.

8 - (Santana - 2009)
c) 1, 5, 2, 4 e 3;

Nenhum comentário:

Postar um comentário