sábado, 30 de maio de 2009

O Renascimento Cultural

O termo Renascimento vem designar o renascer do passado clássico, cuja cultura era também voltada para o homem e os aspectos materiais que o cercam. Contesta – se no entanto, tal afirmação porque:
1- O interesse pela cultura antiga também está presente na Idade Média, sendo pouco veiculada devido à oposição da Igreja. Assim, deve – se desconsiderar o período medieval como “Idade das Trevas”- época em que suposta e erradamente a cultura esteve morta, para somente renascer na Idade Moderna.
2- Muito mais que o renascer da cultura clássica, a cultura renascentista possui aspectos próprios, criados e avivados durante a Idade Moderna. Pode – se afirmar que ocorre, quando muito, apenas uma inspiração no passado clássico.
Características do Renascimento Cultural
O Renascimento significou uma nova arte, o advento do pensamento científico e uma nova literatura. Nelas estão presentes as seguintes características:
a- Antropocentrismo (o homem no centro): valorização do homem como ser racional. Para os renascentistas o homem era visto como a mais bela e perfeita obra da natureza. Tem capacidade criadora e pode explicar os fenômenos à sua volta.
b- Otimismo: os renascentistas acreditavam no progresso e na capacidade do homem de resolver problemas. Por essa razão apreciavam a beleza do mundo e tentavam captá-la em suas obras de arte.
c- Racionalismo: valorização da razão em substituição à fé
d- Humanismo: o humanista era o indivíduo que traduzia e estudava os textos antigos, principalmente gregos e romanos. Foi dessa inspiração clássica que nasceu a valorização do ser humano.
e- Hedonismo: valorização dos prazeres sensoriais. Esta visão se opunha à idéia medieval de associar o pecado aos bens e prazeres materiais.
f- Individualismo: desligamento das imposições de comportamento da Igreja, o homem torna – se mais independente e voltado para si.
g- Inspiração na antiguidade clássica: os artistas renascentistas procuraram imitar a estética dos antigos gregos e romanos. h- Criticismo; crítica aos padrões de cultura da Idade Média.
i – Ceticismo; descrença na religiosidade medieval e nos valores impostos pela Igreja.
j - Elitismo; origem burguesa do movimento.
l- Mecenato; apoio fornecido pelos mecenas aos letrados e artistas.
m - Cientificismo; desenvolvimento dos estudos científicos, o que se reflete em grande proporção.
n- Naturalismo; avanços nos estudos acerca do ambiente e natureza em geral.
o- Experimentalismo; introdução dos experimentos na ciência.
Itália: o Berço do Renascimento
RAZÕES: 1- A vida urbana e as atividades comerciais, mesmo durante a Idade Média, sempre foram mais intensas na Itália do que no resto da Europa. Como vimos, o Renascimento está ligado à vida urbana e à burguesia. Basta lembrar que Veneza e Gênova foram duas importantes cidades portuárias italianas, ambas com uma poderosa classe de ricos mercadores.
2- A Itália foi o centro do Império Romano e por isso tinha mais presente a memória da cultura clássica. Como vimos, o Renascimento inspirou-se na cultura greco-romana.
3- O contato com árabes e bizantinos, por meio do comércio, deu condições para que os italianos tivessem acesso às obras clássicas preservadas por esses povos. Quando Constantinopla foi conquistada pelos turcos, em 1453, vários sábios bizantinos fugiram para Itália levando manuscritos e obras de arte.
4- O grande acúmulo de riquezas obtidas no comércio com o Oriente, formou uma poderosa classe de ricos mercadores, banqueiros e poderosos senhores. Esse grupo representava um mercado para as obras de arte, estimulando a produção intelectual.
5- Berço dos primeiros humanistas, como Petrarca, Dante e Bocaccio
6- Vigorosas tradições clássicas, com a presença de grande número de obras dessa época antiga,
7- Sede da Igreja e das mostras claras de seus abusos – donde nasce uma cultura contestadora dos padrões ditados por esta Instituição.
Não esqueça: no século XIV (Trecento) surgiram as primeiras figuras do Renascimento, como, por exemplo, Giotto (na pintura), Dante Allighieri, Boccaccio e Francesco Petrarca (na literatura). No século XV (Quatrocento) a produção cultural atingiu uma grande intensidade. Mas foi no século XVI (Cinquecento) que o Renascimento atingiu o auge.
A Decadência do Renascimento Italiano
As lutas políticas internas entre as diversas cidades - Estados e a intervenção das potências políticas da época (França, Espanha e Sacro Império Germânico), consumiram as riquezas da Itália. Ao mesmo tempo, o comércio das cidades italianas entrou em franca decadência depois que a Espanha e Portugal passaram a liderar, através da rota do Atlântico, o comércio com o Oriente.
O Renascimento em outras parte da Europa
Nos Países Baixos, uma classe de ricos comerciantes e banqueiros estava ligada ao consumo e à produção de obras de arte e literatura. Destacaram-se ainda os irmãos pintores Hubert e Jan van Eyck (A Virgem e o Chanceler Rolin).
A crítica à intolerância do pensamento religioso medieval foi feita por Erasmo de Roterdan (1466-1529) com sua obra Elogio da Loucura.
Na França: 1- na literatura e filosofia, Rabelais (1490-1 553), autor de Gargantua e Pantagruel, obra na qual critica a educação e as táticas militares medievais. Montaigne (1533-1592), autor de estudos filosóficos céticos intitulados Ensaios, nos quais o principal objeto de crítica é o clero.
2- nas ciências, Ambroise Pare (1517-1590) destacou-se com estudos de medicina. Inventou uma nova técnica para sutura das veias.
Na Espanha, a forte influência da Igreja Católica e o clima repressivo da Contra-Reforma, dificultaram as inovações. Desta forma, as realizações culturais marcadamente renascentistas foram reduzidas. Nas artes plásticas destacou-se El Greco (1575-1614), o grande pintor espanhol do Renascimento (O Enterro do Conde de Orgaz e A Visão Apocalíptica).
Na literatura, a Espanha produziu um dos maiores clássicos da humanidade. Trata-se de D. Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, obra na qual o personagem principal (D.Quixote) é um cavaleiro romântico que imagina estar vivendo em plena Idade Média. Na ciência, a Espanha contribuiu com Miguel de Servet, que se destacou pelo seus estudos da circulação do sangue.
Na Inglaterra, um dos principais expoentes do Renascimento foi Tomas Morus (1475-1535), autor de Utopia, obra que descreve as condições de vida da população de uma ilha imaginária, onde não havia classes
sociais, pobreza e propriedade privada. William Sheakspeare (1564-1616).
Foi sob o reinado de Isabel 1 que Sheakspeare produziu a maioria de suas obras, dentre as quais destacam-se Hamlet, Ricardo III, Macbeth, Otelo e Romeu e Julieta. Destaca-se ainda no Renascimento inglês, o filósofo Francis Bacon (1561-1626), autor de Novun Organun. Esse autor pode ser considerado um dos precursores do Iluminismo.
Em Portugal, o grande representante do renascimento literário foi Luís Vaz de Camões (1525-1580), autor de Os Lusíadas, poema épico que narra os grandes feitos da navegação portugues
Questões


1- ( UFPB – 2008) A Renascença ou Renascimento foi um movimento artístico e científico ocorrido na Europa entre os séculos XV e XVI.
Sobre esse movimento, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) com V e com F, a(s) falsa(s).
( ) A utilização de métodos experimentais e de observação da natureza e do universo orientou a ação dos cientistas durante o Renascimento. O período demarca, ainda, o início de um processo de maior valorização da razão humana e do indivíduo.
( ) O Renascimento, baseado na ideologia absolutista, foi um movimento de valorização do mundo rural. Essa característica pode ser entendida pela forte influência dos mecenas, uma vez que todos eles eram vinculados à agricultura.
( ) O Renascimento surge no período de transição da sociedade medieval para a sociedade moderna e representa uma nova visão de mundo. Suas principais características eram o racionalismo e o antropocentrismo.
( ) Uma das mudanças propiciadas pela cultura renascentista foi a valorização da natureza, em contraste com as explicações sobrenaturais sobre o mundo.
A seqüência correta é:
a) VFVV b) VVFF c) VVVV d) FFVF e) FFFV


2- ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE ZABELÊ – 2008 d.C)
A arte e a tecnologia
“ As maiores maravilhas do Renascimento são suas cidades.(...) Roma,Veneza,Florença, Siena etc.(...) Essas cidades foram criadas graças a uma grande inovadora profissionalização da tecnologia no Renascimento,e esse fato explica por que temos que entender essa tecnologia como atual,como parte da nossa cultura e da nossa vida.(...)
Temos dificuldade de perceber a influência da tecnologia porque todos conhecem o Renascimento por meio dos museus.Em geral,os museus apresentam só um aspecto da civilização renascentista,a história da arte”.(...)

O surgimento de um ideal renascentista do homem rompeu tanto com o conceito estático do homem que prevaleceu na Antigüidade quanto com o ideal de homem construído pelo pensamento cristão medieval.

Analise as proposições relacionadas ao Renascimento.
I- o Renascimento foi, em grande parte,um movimento cultural urbano,financiado por comerciantes e banqueiros.
II- As cidades foram frutos de um avanço tecnológico do Renascimento.
III- Uma das principais características do da arte renascentista foi a sua integração com a ciência e a tecnologia o que lhe permitiu produzir obras de excepcional beleza nunca antes realizadas.
IV- Com o surgimento da imprensa foi possível difundir por toda a Europa as novas idéias humanistas, ajudando, assim, na expansão do movimento renascentista.
Marque a opção verdadeira.
a) Todas as proposições estão corretas.
b) Todas as proposições estão falsas.
c) Apenas as proposições I e IV estão falsas.
d) Apenas as proposições III e IV estão falsas.
e) Apenas as proposições I e II estão corretas.

3 - (SANTANA) O humanismo do século XV e XVI, na Europa, foi intelectual que levou à eclosão do renascimento artístico, literário e científico, constituindo mesmo a base “filosófica” deste último. Neste sentido é correto afirmar que o humanismo:

1) Tentou unir diversos aspectos do paganismo grego-romano e do cristianismo medieval, associando - os a elementos culturais de origem nativas expresadas na obra Utopia.
2) Representou um passo importante no sentido da secularização, ou seja, da compreensão do mundo e do homem a partir do ponto de vista essencialmente terreno.
3) Pretendeu encontrar na Antiguidade Clássica os valores morais e estéticos capazes de exaltar o homem e suas criações.
4) Preocupou-se essencialmente com a busca e publicação, após uma crítica minuciosa, dos
textos de autores antigos há muito conhecidos.

Assinale:

a) Se somente as afirmativas 1 e 2 estiverem corretas.
b) Se somente as afirmativas 3 e 4 estiverem corretas.
c) Se somente as afirmativas 2 e 3 estiverem corretas.
d) Se somente as afirmativas 1 e 4 estiverem corretas.
e) Se somente as afirmativas 1, 2 e 3 estiverem corretas.

4- (UFC – 2000) A cultura renascentista favoreceu a valorização do homem, estimulando a liberdade de expressão presente em diferentes manifestações artísticas e literárias. Entretanto, a participação da Igreja Católica, entre os mecenas, pode ser associada:

a) à renovação das idéias defendidas pela hierarquia eclesiástica, que se deixara influenciar pelo liberalismo burguês.
b) à continuidade do cristianismo como religião dominante, limitando a liberdade de expressão aos valores estabelecidos pela igreja.
c) ao engajamento da intelectualidade católica nas experiências científicas, na tentativa de conciliar razão e fé.
d) às novas condições de vida na Europa, que extinguiram a persistência dos valores religiosos na sociedade.
e) ao surgimento de novas ordens religiosas, defensoras do mecenato como um meio de maior liberdade de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário