FEUDALISMO
1-Formação:processo bastante longo:remonta à crise romana do século III,passando pela constituição dos reinos bárbaros germânicos nos séculos V- VI e pelos problemas do Império Carolíngio no século IX.
2-As suas particularidades na formação: apontaremos 7 que sempre estiveram presentes.
2-1.A Ruralização da Sociedade.
2-2 O Enrijecimento da Hierarquia social.
2-
2-4 desenvolvimento das relações pessoais.
2-5 privatização da defesa
2-6 clericalização da sociedade.
2-7 As transformações na mentalidade.
3-Modo de produção usado na Europa durante a Idade Média que se caracterizava pela base agrária e rural, com uso da religiosidade, visando consumo interno, tendo baixa produtividade e uso de pouca “tecnologia” na produção.
Esclarecendo: O termo feudal vem de fief.feodum.De origem germânica ou celta,designa o direito de desfrutar qualquer bem,geralmente uma terra: não se trata de uma propriedade no sentido atual,mas de um usufruto,um direito de uso.
4- Estrutura Social
4-
4-
4-3 Possuía uma rígida organização.
4-4 Sociedade é estamental (papel social de cada um definido de acordo com a classe social dos pais) e levava muito em conta a religião (catolicismo).
4-5 Ressaltar a mobilidade social entre os primeiros estados ou ordens.
5-As Instituições personalizadas
5-1 Os elementos presentes são Corvéia (obrigação do senhor feudal em proteger seus colonos), talha (doação de parte da produção pro senhor feudal), dízimo (pra Igreja Católica), mão morta (pagamento pra se receber uma herança) e banalidade (pagamento pelo uso dos instrumentos).
5-2 Senhor Feudal entra com terra e proteção e colonos entravam com o trabalho.
5-3 Senhor Feudal é ou foi um guerreiro ou herdou dos pais a terra.
6-O poder político dividido: Desde a crise romana do século III,como sabemos,ocorria uma fragmentação do poder central,um enfraquecimento do poder público,que resultava na crescente transferência de atribuições do Estado para as mãos de particulares.
6-
6-2 Como soberano,continuava a ser o soberano e teoricamente tinha poderes bastantes extensos sobre seus súditos.
6-3 como soberano ele não possuía poder político direto sobre o conjunto da população,exercendo – o apenas sobre seus próprios vassalos e, de forma muito limitada,por meio de inúmeros intermediários,sobre os vassalos de seus vassalos.
6-4 O poder militar enobrecido: Militarmente o feudalismo baseava – se na superioridade de um guerreiro altamente especializado: o cavaleiro.
7- A economia agrária: Economicamente,o feudalismo estava centrado na agricultura.Essa era claramente uma sociedade agrícola,pois tal atividade envolvia a maior parte da população e quase todas as pessoas,direta ou indiretamente,viviam em função dela.
7-1 O próprio comportamento dos indivíduos e os valores socialmente aceitos estavam ligados a esse caráter agrícola.
7-2 Esse caráter não significava que outras atividades econômicas não fossem praticadas e não tivessem um peso considerável.
7-3 O comércio ,ao contrário do que os historiadores pensavam até algum tempo atrás,tinha certo porte,apesar de irregular e de intensidade muito variável conforme a região.( comércio inter-regional)
7-4 As trocas locais desempenhavam papel relevante,com os camponeses levando à feira seu pequeno excedente produtivo e podendo,por sua vez,comprar artigo do artesanato urbano.
7-5 Havia também, um comércio a longa distância que ligava o Ocidente ao Oriente,de onde eram importadas mercadorias de luxo consumidas pela aristocracia laica e clerical.
7-6 Tratava se de uma economia agrária ,mas não exclusivamente.Devemos abandonar a imagem,exagerada,de uma agricultura feudal fechada,isolada e auto- suficiente.
8- A cultura clericalizada: No feudalismo o grupo eclesiástico desempenhava um papel de primeira grandeza,que ia muito além de sua atividade sacerdotal.
8-1 Papel da Igreja (Católica e mais tarde a Protestante): grande proprietária, recebe dízimos, centralismo, "monopólio com a comunicação com deus", domina cultura e os dogmas (não queria ser contrariada), condena usura (cobrança de juros) pra apenas ela usar, impõe celibato (pra não ocorrer divisão de suas terras devido aos filhos dos padres que nasceriam), cresce muito na Europa nesse período, mantém escondida o que sobrou na cultura clássica (grega) e ela sempre faz aliança com as classes dominadoras, como fez no Império Romano, como fez com os nazistas, como faz até hoje.
Referências: FRANCO JÚNIOR,Hilário.Feudalismo: uma sociedade religiosa,guerreira e camponesa.São Paulo.Ed. Moderna (Coleção polêmica)
MICELI,PAULO- O Feudalismo.São Paulo.Ed.Atual,2000.-(Discutindo a História)
Nenhum comentário:
Postar um comentário